A AppGratis, um serviço de recomendação de aplicativos disponível em todo o mundo, anunciou captação de US$ 13,5 milhões em financiamentos da Iris Capita e de outras fontes.
A transação integra estratégia de expansão internacional da empresa, que deverá investir em grandes talentos para aumentar sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento e aperfeiçoar sua tecnologia, de acordo com comunicado.
"A AppGratis é campeã neste mercado de aplicativos que cresce rapidamente e até 2015 deverá estar avaliado em US $ 25 milhões", diz Sophie Dingreville, sócia da Iris Capital.
Fundada em 2011, a AppGratis atua na descoberta de aplicativos móveis com foco em entretenimento, produtividade e jogos. O serviço envia regularmente recomendações para o TOP 5 da AppStore.
A empresa explica que se vale de botões de feedback e algoritmos avançados para aperfeiçoar as recomendações, ajustando-se às preferências pessoais dos usuários.
Simon Dawlat, fundador da AppGratis, diz que o serviço ajuda desenvolvedores a construir visibilidade para seus aplicativos em um momento em que a AppStore pode parecer "assustadoramente repleta de opções".
"Quando focamos em um aplicativo, podemos gerar mais de 500 mil downloads naquele dia. É uma situação 'ganha-ganha' tanto para o desenvolvedor quanto para o consumidor", diz ele.
Com faturamento mensal superior a US$ 1 milhão e aproximadamente 2 milhões de visitantes por dia, a AppGratis detém 7 milhões de usuários. Seu serviço está disponível para iPad e iPhone em 12 idiomas.