Varejo está otimista com adoção de nuvem híbrida, diz relatório

0

A Nutanix divulgou o Enterprise Cloud Index Report para o Varejo, com resultados dos planos dos varejistas do mundo inteiro para adotar nuvens privadas, híbridas e públicas.

O relatório revelou que as cargas de trabalho corporativas estão migrando rapidamente da infraestrutura tradicional de data center para a nuvem, caindo de 41% atualmente para apenas 18% nos próximos dois anos.

O Varejo tem o segundo maior índice de implantações de nuvem híbrida, representada em 21% entre todas as indústrias. Dessa fatia, 93% das empresas indicam a nuvem híbrida como o modelo ideal de TI, superando a média global para outros setores.

O consumidor moderno deseja uma experiência de compra perfeita e omnichannel, ou seja, em todos os canais disponíveis, seja na loja física, online, dispositivos móveis, aplicativos ou até mesmo via smart TV. Além disso, os varejistas precisam coletar, analisar e manter os dados seguros.

Essa pressão para se manter à frente das expectativas do cliente exige que as redes varejistas adotem práticas inovadoras de TI imediatamente.

O relatório da Nutanix também aponta que os varejistas controlam melhor o gasto com nuvem. A sazonalidade e as explosões de tráfego impactam as necessidades de carga de trabalho ao longo do ano. Dessa forma, eles ganham experiência para flexibilizar essas cargas na nuvem pública de acordo com a demanda.

Cerca de 69% das empresas de varejo disseram que seus gastos com nuvem pública estavam abaixo ou dentro do orçamento e apenas 29% relataram estar acima do orçamento, em comparação a 35% das empresas globais de outros setores.

Atualmente, 15% da nuvem pública é utilizada pelo Varejo, comparada a uma média global de 12%, e esse número deve aumentar para 22% nos próximos dois anos. No entanto, com 93% dos varejistas apostando na nuvem híbrida, esse cenário ainda pode mudar.

A perspectiva otimista de adoção da nuvem híbrida em todos os setores reflete um cenário cada vez mais automatizado e flexível o suficiente para que as empresas tenham a opção de comprar, construir ou alugar recursos de infraestrutura de TI com base nos requisitos de seus aplicativos.

Para os varejistas, a flexibilidade de escolher a nuvem certa para cada aplicativo é considerada o principal benefício da implantação da nuvem híbrida (18%) seguida de perto usando a nuvem "on the fly" ou sob demanda para suportar períodos de alto tráfego. E justamente devido à essa sazonalidade dos negócios e a variação das necessidades de consumo de TI e de rede ao longo do ano, os varejistas reconhecem a necessidade de manter a TI flexível.

Entre os maiores desafios, mais da metade dos entrevistados afirmam que segurança, conformidade, gerenciamento e o custo total de propriedade (TCO) são fatores decisivos, enquanto no Varejo o critério principal é o custo. E embora 88% dos entrevistados globais esperem que a nuvem híbrida tenha um impacto positivo em seus negócios, 30% dos varejistas acreditam que os recursos dessa plataforma ainda são insuficientes, principalmente no que diz respeito à inteligência artificial (AI) e machine learning.

"Os varejistas têm consciência de como a estratégia e a execução de TI impactam diretamente na experiência do cliente e o resultado final. O aumento da adoção e o crescimento da nuvem híbrida no Varejo mostram que os profissionais do setor entendem que o híbrido é a melhor solução para acompanhar as demandas do cliente, mantendo flexibilidade, segurança e controle de custos", afirma Chris Kozup, vice-presidente sênior de Marketing global da Nutanix.

A pesquisa foi encomendada com a consultoria Vanson Bourne e realizada com mais de 2300 executivos de TI, incluindo 329 varejistas do mundo inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.