Como estruturar o e-commerce com menos esforço

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A projeção de crescimento do e-commerce no Brasil é de 20% ao ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões, segundo levantamento da Americas Market Intelligence (AMI). Somente em 2022, a estimativa é que o volume total de transações por e-commerce alcance a marca de US$ 211 bilhões. E não é só o volume de vendas que tem evoluído, a parte operacional também tem se aprimorado para entregar as melhores experiências para os clientes e garantir a melhor gestão do negócio.

O que são APIs e por que são importantes para o e-commerce?

Com o desenvolvimento do e-commerce, as APIs começam a ganhar espaço e representatividade. Elas são as responsáveis por facilitar a estruturação de um e-commerce – as "famosas" APIs (Application Programming Interface), que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativo estão em todos os lugares e realmente são as responsáveis por fazer com que diferentes plataformas "conversem" entre si. Com uma integração mais ágil, o funcionamento das APIs é baseado em um gatilho, ou seja, o final da ação de uma é o que dispara o início da outra.

As APIs conectam sistemas de frente de caixa ao terminal de pagamento de forma simples e rápida, sem burocracia. Vamos pegar como exemplo uma loja virtual. Na hora do pagamento, o cliente fornece suas informações pessoais e de entrega para confirmar a compra escolhendo um método de pagamento. Em seguida, a API recebe os dados de compra criptografados, envia para o banco e ao ser aprovado, o consumidor recebe a confirmação da compra. Tudo isso acontece em questão de segundos e ainda facilita a conciliação de todas as vendas de forma automática para tornar ainda mais efetiva a gestão financeira do negócio.

No caso da API para e-commerce, portanto, trata-se de uma solução específica para ser utilizada nesse segmento. Por exemplo, um cliente abandona o carrinho da sua loja. Para reverter essa situação, você envia um e-mail com alguma orientação ou vantagem que induza a finalização da compra. Ao invés de fazer todo o processo de identificação de abandonos e envio de e-mail manualmente, utilizando uma API é possível realizar tudo isso automaticamente.

Assim, entre as vantagens de utilizar API para e-commerce estão: redução de falhas, otimização de processos, automatização de tarefas, melhora da experiência do cliente, diminuição de custos operacionais, operações mais seguras e dinâmicas, aumento nas taxas de conversão e de lucratividade.

A API não é exclusiva apenas do ambiente de pagamentos. Um aplicativo de transporte, por exemplo, por meio da API usa o serviço de mapas da Google para rodar. Essa integração com softwares já existentes reduz custos operacionais e aumenta a eficiência dos processos de pagamento no varejo.

Cada dia mais e mais a nossa sociedade está se tornando uma sociedade digital onde o mundo virtual e físico estão integrados. O termo "economia da API", apresentado pela revista Forbes em 2017 continua atual e hype e é o jeito de movimentar bilhões, inclusive no e-commerce com mais agilidade.

A projeção de crescimento do e-commerce no Brasil é de 20% ao ano até 2026, chegando a US$ 432 bilhões, segundo levantamento da Americas Market Intelligence (AMI). Somente em 2022, a estimativa é que o volume total de transações por e-commerce alcance a marca de US$ 211 bilhões. E não é só o volume de vendas que tem evoluído, a parte operacional também tem se aprimorado para entregar as melhores experiências para os clientes e garantir a melhor gestão do negócio.

O que são APIs e por que são importantes para o e-commerce?

Com o desenvolvimento do e-commerce, as APIs começam a ganhar espaço e representatividade. Elas são as responsáveis por facilitar a estruturação de um e-commerce – as "famosas" APIs (Application Programming Interface), que, em português, significa Interface de Programação de Aplicativo estão em todos os lugares e realmente são as responsáveis por fazer com que diferentes plataformas "conversem" entre si. Com uma integração mais ágil, o funcionamento das APIs é baseado em um gatilho, ou seja, o final da ação de uma é o que dispara o início da outra.

As APIs conectam sistemas de frente de caixa ao terminal de pagamento de forma simples e rápida, sem burocracia. Vamos pegar como exemplo uma loja virtual. Na hora do pagamento, o cliente fornece suas informações pessoais e de entrega para confirmar a compra escolhendo um método de pagamento. Em seguida, a API recebe os dados de compra criptografados, envia para o banco e ao ser aprovado, o consumidor recebe a confirmação da compra. Tudo isso acontece em questão de segundos e ainda facilita a conciliação de todas as vendas de forma automática para tornar ainda mais efetiva a gestão financeira do negócio.

No caso da API para e-commerce, portanto, trata-se de uma solução específica para ser utilizada nesse segmento. Por exemplo, um cliente abandona o carrinho da sua loja. Para reverter essa situação, você envia um e-mail com alguma orientação ou vantagem que induza a finalização da compra. Ao invés de fazer todo o processo de identificação de abandonos e envio de e-mail manualmente, utilizando uma API é possível realizar tudo isso automaticamente.

Assim, entre as vantagens de utilizar API para e-commerce estão: redução de falhas, otimização de processos, automatização de tarefas, melhora da experiência do cliente, diminuição de custos operacionais, operações mais seguras e dinâmicas, aumento nas taxas de conversão e de lucratividade.

A API não é exclusiva apenas do ambiente de pagamentos. Um aplicativo de transporte, por exemplo, por meio da API usa o serviço de mapas da Google para rodar. Essa integração com softwares já existentes reduz custos operacionais e aumenta a eficiência dos processos de pagamento no varejo.

Cada dia mais e mais a nossa sociedade está se tornando uma sociedade digital onde o mundo virtual e físico estão integrados. O termo "economia da API", apresentado pela revista Forbes em 2017 continua atual e hype e é o jeito de movimentar bilhões, inclusive no e-commerce com mais agilidade.

Giuliana Cestaro , diretora de Produtos e-commerce da Fiserv para América Latina.

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