A revolução tecnológica impulsionada pela Inteligência Artificial (IA) tem transformado significativamente diversos setores, como educação, medicina e corporativo, desenvolvimento de ferramentas, produtos, novas formas de aprendizado e experiências, e o ecossistema de startups não é diferente. Em 2024, as startups continuam a desempenhar um papel crucial na inovação e na moldagem do futuro, enquanto a IA se torna uma ferramenta cada vez mais essencial para impulsionar o crescimento e a eficiência nesse ambiente em constante evolução.
Não podemos negar que a tecnologia é o que está puxando o apetite das empresas, levando eficiência, novos parâmetros de negócios, ideias de construções de produtos. Cada vez mais estamos vendo o uso dessa tecnologia aumentando a forma como as startups conseguem pegar essa onda da inovação, como elas estão trazendo eficiência nas suas operações, principalmente quando a juntamos com a contribuição com dados, robótica, automação e inteligência artificial, tornando um prato cheio para o crescimento dos negócios, e consequentemente, a atenção dos veículos de Venture Capital.
Segundo a consultoria empresarial Bain, cerca de 85% das empresas consideram implementar em seus negócios a inteligência artificial nos próximos quatro anos. Permitindo a realização de tarefas rotineiras de maneira mais eficiente, em 2024, vemos startups utilizando chatbots avançados para melhorar o atendimento ao cliente, sistemas de automação para gerenciar fluxos de trabalho internos e algoritmos de aprendizado de máquina para otimizar processos operacionais. Isso resulta em eficiência operacional, fazendo com que as startups aloquem recursos de maneira mais inteligente e se concentrem em tarefas mais estratégicas.
Outra tendência que é derivada da IA e que está se caracterizando como distintiva para muitas startups é a personalização escalada. Empresas como Nike e L'oreal já estão conseguindo, em nível de escala, personalizações baseadas em questões de seus usuários, desde genética para produtos até tipo de pisadas e pegada. Temos percebido algumas startups entregando esse tipo personalização na ponta para grandes empresas. E não estamos falando só de IA e Machine Learning, mas sim do como que essas empresas coletam, gerenciam, armazenam e tratam esses dados ao longo do tempo. À medida que os canais digitais tomaram atenção, essa construção com uma marca conectada com o cliente, está em voga.
Além disso, a existência de ferramentas de análise preditiva e algoritmos avançados tem ajudado na avaliação de riscos, na previsão de tendências de mercado e na otimização de estratégias de investimento. Isso não apenas facilita a captação de recursos, mas também contribui para uma gestão financeira mais eficaz, permitindo que as startups cresçam de maneira sustentável.
Em 2024, a relação entre a Inteligência Artificial e o ecossistema de startups será uma simbiose que impulsionará a inovação, eficiência e crescimento. As startups estão incorporando a IA em seus processos de maneira mais abrangente, destacando-se como pioneiras na adoção de tecnologias avançadas. Em meio a desafios, como questões regulatórias, as startups estão moldando um futuro onde a IA é uma aliada poderosa na busca por soluções inovadoras e impactantes.
Amure Pinho, empreendedor há mais de 20 anos, já foi presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), é investidor-anjo em mais de 48 startups e fundador do Investidores.vc.