A fabricante finlandesa de software de segurança F-Secure registrou aumento de 20% no faturamento em 2007, que totalizou 96,8 milhões euros, ante 80,7 milhões de euros obtidos no ano anterior. A melhora na rentabilidade foi de 120%, com Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) 19,5 milhões de euros.
A empresa atribui grande parte desse crescimento ao aumento de 38% na oferta de segurança como serviço via internet, modalidade de fornecimento de software com a qual já atua há alguns anos. "Esse mercado está amadurecendo rapidamente, o que justifica os ótimos resultados da empresa. Apenas no quarto trimestre, sete novas parcerias foram firmadas alcançando 166 empresas provedoras de internet em 36 países no fim de 2007", afirmou Maria Nordgren que coordena as vendas da F-Secure Corporation na América Latina.
A executiva revela, ainda, que esse tipo de negócio representou 39% do faturamento dos últimos três meses do ano e que os serviços de segurança já são oferecidos para 37% dos assinantes de banda larga na Europa, 10% na América do Norte e 9% na Ásia. No Brasil, o serviço deve ser lançado ainda este mês, em parceria com a Net Serviços, operadora de TV por assinatura, internet em banda larga e serviços de voz.
Outro negócio que tem crescido bastante, segundo ela, é o de mobilidade, que foi responsável por 3% do faturamento do quarto trimestre. A F-Secure firmou parcerias com fabricantes de celulares como Sony Ericsson e Nokia para oferecer sua solução de segurança para plataformas de smartphones. Ainda neste semestre está programado o lançamento de duas soluções para celulares no Brasil.
Segundo Maria, no ano passado foram criados cem novos cargos pela multinacional, sendo que apenas no escritório brasileiro 19 pessoas foram contratadas.