A Halógica Tecnologia, integradora nacional de tecnologia da informação e telecomunicações, assinou contrato de venda de suas ações com o grupo espanhol Dominion, que adquirirá o controle acionário da empresa a partir de março. O valor da transação não foi divulgado.
Originaria do departamento de redes e telecomunicações da Microcity, fornecedora mineira de serviços de outsourcing de infra-estrutura de TI, a Halógica foi criada em maio de 2006. Com sede em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, e filiais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o produto mais conhecido da empresa é um framework batizado de Hiris, baseado em disciplinas da biblioteca ITIL para o gerenciamento de serviços de TI.
Com a transação, a Dominion, além de incorporar o portfólio de serviços e clientes da Halógica, expande também a sua presença na América Latina no segmento TI. Atualmente, a empresa, que atua no desenvolvimento de soluções, possui quatro unidades de negócios no México, nas cidades de Monterrey, Juarez, Guadalajara e Cidade do México.
Além da área de serviços de TI, a companhia, que tem cerca de 18 mil funcionários no mundo e presença em 40 países, atua nos segmentos de logística, engenharia e biotecnologia. O faturamento global da empresa no ano passado, considerando todos esses segmentos, foi de aproximadamente US$ 3 bilhões, sendo que deste montante a área de tecnologia respondeu por US$ 600 milhões. A sua carteira de clientes é formada por empresas como a Telefónica, Repsol, Liberty, Heineken, Novartis, Vodafone, Shell Espanha, entre outras.
Segundo a Dominion, o mercado brasileiro no segmento de TI está bastante aquecido e a compra da Halógica tem como objetivo reforçar a atuação comercial da companhia no Brasil.