TelComp e defesa do consumidor querem explicações sobre fusão BrT-Oi

0

A TelComp, associação das empresas de serviços especializados de telecomunicações, junto com as entidades de defesa do consumidor Idec, Procon, Pro Teste, Movimento Defenda São Paulo, e com representantes das associações de provedores de internet, entre elas a Abramulti, vai encaminhar um pedido de explicações ao governo sobre a nova política para o setor e seus fundamentos e metas, já que as mudanças no Plano Geral de Outorgas, no Plano Geral de Autorização do Serviço Móvel Pessoal, nos Contratos de Concessão, na Lei do Cabo e especialmente na Lei Geral das Telecomunicações desconfigurariam o atual modelo.

As entidades estiveram reunidas na semana passada para discutir os efeitos para o consumidor e à concorrência da possível aquisição da Brasil Telecom pela Oi (ex-Telemar). Elas concentraram as discussões, durante o encontro, sobre a importância da concorrência para os consumidores, considerando que as concessionárias de telefonia local têm autorização para operar na área das concorrentes, mas não o fazem.

Foi feita uma análise do histórico das empresas envolvidas, suas composições acionárias, dados financeiros ? que indicam lucros significativos ?, projeção do mapa do setor com a empresa resultante da fusão, que terá aproximadamente 65% de participação do mercado de telefonia fixa, e os possíveis prejuízos para o país, dadas as mudanças de regras necessárias para que tal operação seja considerada legal e válida.

Além do pedido de explicações, o grupo também solicitará, ?para a proteção dos consumidores e a concorrência?, a implantação imediata da separação funcional dessas empresas, a desagregação de redes e a definição de modelo de custos pelo órgão regulador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.