O presidente Luis Inácio Lula da Silva empossa, nesta quinta-feira, 19, em Brasília, o presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). No evento, o presidente assina a autorização para aporte de R$ 40 milhões em recursos para o funcionamento da empresa como sociedade anônima. O presidente nomeado para o Ceitec é Eduard Weichselbaumer, que irá empossar o diretor de fábrica, Faivel Pintchovski.
O Ceitec foi criado pelo Decreto 6.638/2008 e é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Entre as atividades da empresa, que já recebeu mais R$ 270 milhões em investimentos do governo federal, está a produção e comercialização de semicondutores e sistemas de circuitos integrados, a transferência de tecnologias adquiridas ou desenvolvidas, a prestação de consultoria e assistência técnica e a elaboração de testes de lotes de circuitos integrados. O centro também contribuirá para atração de investimentos e para formação de recursos humanos, além de disponibilizar infra-estrutura para pesquisas e desenvolvimento de projetos. Entre as principais metas da empresa está a inserção do Brasil no mercado global de semicondutores.
Segundo o governo, os investimentos feitos no setor permitirão a implantação de outras fábricas de semicondutores no país, que vão estimular a formação e capacitação de mão-de-obra especializada e a modernização de outros setores industriais na América Latina.
Mesmo antes de operar plenamente, a empresa lançou, em setembro do ano passado, o chip nacional para rastreabilidade bovina. O chip é o primeiro dispositivo de uma linha de produtos de rastreabilidade animal chamados de ATD (Animal Tracking Device) que serão fabricados na unidade e que contemplarão, posteriormente, as cadeias de suínos e aves.
- Novos recursos