A TradeComet.com, proprietária do sistema de buscas de produtos e serviços SourceTool.com, moveu uma ação antitruste contra o Google na terça-feira, 17. Ela acusa o site de buscas de manipular o sistema de publicidade de forma desleal para prejudicá-la, segundo informações do The New York Times.
Segundo a empresa, o Google elevou as taxas de publicidade depois de perceber que a SourceTool era um potencial concorrente na questão de anúncios pela internet. A TradeComet apontou também que o Google entrou em um acordo anticoncorrencial com a Business.com, rival do SourceTool, que apesar de ter um modelo de negócio semelhante, recebeu ofertas mais favoráveis em termos de compartilhamento de receita com publicidade.
Ben Hanna, um vice-presidente de marketing da Business.com, afirmou que sua empresa não tinha qualquer relacionamento nesse sentido com o site de buscas.
"O Google compreendeu a ameaça que o site de buscas verticais representa ao seu modelo de negócio", disse Jonathan Kanter, sócio da Cadwalader Wickersham & Taft, empresa que representa a Microsoft em questões antitruste.
O Google disse ao jornal americano que não comentaria a denúncia. "Mas como temos afirmado insistentemente, de forma clara, o mercado de publicidade no qual o Google atua é altamente competitivo e os anunciantes têm uma enorme variedade de escolhas", disse Andrew Pederson, porta-voz do Google.
Segundo a TradeComet, inicialmente a SourceTool comprou os anúncios no Google para direcionar o tráfego para seu site. Mas o tráfego cresceu rapidamente, chegando a 650 mil visitantes por dia, No ano seguinte, alega a empresa, o Google aumentou os preços dos anúncios em 10.000%.
Eric Goldman, professor de direito na Universidade de Santa Clara, lançou um olhar cético sobre as acusações da TradeComet, salientando que a corte já indeferiu um caso semelhante de antitruste contra o Google. "Nós ouvimos todos esses argumentos antes e eles não apresentaram muita consistência", observou a reportagem do New York Times.
- Processo antitrustre