A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos aprovaram o acordo comercial entre Microsoft e Yahoo na área de buscas na web sem nenhuma restrição.
Com o sinal verde dos órgãos reguladores, o Yahoo anunciou, por meio de comunicado em seu site, que as empresas iniciarão nos próximos dias a implantação da parceria. A expectativa das companhias é que o processo seja finalizado, pelo menos nos Estados Unidos, até o fim deste ano.
Segundo o órgão regulador europeu, o acordo não terá impacto substancial na competitividade do setor no continente. Para embasar sua decisão, a Comissão Europeia utilizou o argumento de que a participação de mercado de Yahoo e Microsoft, juntas, na Europa ainda é muito pequena, inferior a 10%. Além disso, observou que o Google tem representividade superior a 90% no mercado de buscas na internet na região.
De acordo com o órgão regulador, a parceria entre as duas empresas foi entendida como positiva por diversos players que atuam no mercado europeu de buscas e de publicidade na internet, que analisaram que ela pode aumentar a concorrência para o Google.
A Comissão Europeia informou que as empresas foram notificadas sobre a aprovação em 15 de janeiro.
- Sinal verde