O Brasil é o único país latino-americano entre os 19 mercados que mais adotam novas tecnologias digitais de mídia. A informação é da ZenithOptimedia, em seu recente estudo New Media Forecasts.
A empresa rastreou a adoção de smartphones, tablets e IPTV (TV transmitida por meio do protocolo da Internet), e estimou a penetração de cada uma dessas tecnologias até 2015.
No final, a empresa de pesquisa elaborou a lista "Top 19" de mercados digitais do mundo. Para efeito de classificação, os pesquisadores avaliaram como os consumidores desses mercados utilizam meios digitais; como a publicidade online, as mídias sociais e o e-commerce estão se desenvolvendo; e qual a velocidade de adoção de novas tecnologias de mídia.
Apesar dos renitentes problemas econômicos na Europa Ocidental, os resultados revelam que a região abriga os cinco maiores mercados para efeito desse ranking, e que os escandinavos mantêm o maior entusiasmo quando se trata de adoção de novas tecnologias digitais.
Os dados apontam que em 2012 a Noruega ocupava o primeiro lugar quanto à penetração média dessas tecnologias, mas perderá a posição para a Holanda em 2015.
Fora da Europa Ocidental, o mercado mais bem classificado foi o Canadá, que obteve o sexto lugar no ranking em 2012.
O Brasil, único mercado latino-americano entre os 19 maiores do mundo, ocupava a 17ª posição em 2012, com expectativa de subir apenas uma posição até 2015.
Entre outros achados, a pesquisa revela que a penetração de smartphone dobrará de 36% em 2012 para 71,7% em 2015, e a de tablets saltará 177%, passando de 4,7% em 2012 para para 13% em 2015. Já a penetração de IPTV irá aumentar 36% no mesmo período.
Embora o smartphone se destaque como o dispositivo que mais prevalece nos 19 mercados, a taxa de penetração varia muito de país para país(de 73% na Suécia a 18% no Brasil).
O que todos têm em comum é a rapidez da adoção desse dispositivo. A empresa de pesquisa estima que em 2015 a taxa deverá dobrar para 72% no mercado representado pelos 19 países, variando de 33% no Brasil a 93% na Suécia.
Já os tablets, que registravam penetração média de 5% em 2012 (ultrapassava 15% em cinco países: Austrália, França, Irlanda, Holanda e EUA), deverão atingir média de 13% em 2015, com países como França e Irlanda atingindo 45% e 50% respectivamente.
Com crescimento mais lento, a tecnologia IPTV deverá aumentar em 36% sua penetração média entre 2012 e 2015, passando de 6,6% para 9,0% (também com grande variação entre os países em 2015: de 91% nos Países Baixos a apenas 1% na Rússia).
Ranking de adoção de novas tecnologias de mídia (19 países avançados)
2012 |
Penetração média (%) |
2015 |
Penetração média (%) |
||
1 | Noruega |
38,8 |
1 | Holanda |
65,1 |
2 | França |
35,7 |
2 | França |
60,8 |
3 | Holanda |
35,1 |
3 | Irlanda |
50,2 |
4 | Suécia |
31,3 |
4 | Noruega |
48,2 |
5 | Dinamarca |
31,2 |
5 | Canadá |
47,7 |
6 | Canadá |
30,5 |
6 | Dinamarca |
46,8 |
7 | Austrália |
24,6 |
7 | Suécia |
42,9 |
8 | Espanha |
24,4 |
8 | Austrália |
40,9 |
9 | Coreia do Sul |
23,1 |
9 | Coreia do Sul |
36,5 |
10 | Reino Unido |
23,1 |
10 | Reino Unido |
34,0 |
11 | Irlanda |
21,0 |
11 | Espanha |
33,7 |
12 | EUA |
19,4 |
12 | Israel |
32,9 |
13 | Israel |
18,5 |
13 | China |
32,7 |
14 | China |
14,3 |
14 | EUA |
30,8 |
15 | Alemanha |
13,2 |
15 | Japão |
29,9 |
16 | Hungria |
12,9 |
16 | Brasil |
26,9 |
17 | Brasil |
11,2 |
17 | Alemanha |
22,1 |
18 | Japão |
9,8 |
18 | Hungria |
19,7 |
19 | Rússia |
7,3 |
19 | Rússia |
10,9 |
Fonte: ZenithOptimedia - fev/2013
Penetração da tecnologia de novas mídias em 19 mercados avançados (%)
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
|
Smartphones |
12,3 |
35,5 |
46.6 |
56,5 |
71,7 |
Tablets |
2,9 |
4,7 |
7,2 |
10,0 |
13,0 |
IPTV |
5,5 |
6,6 |
7,5 |
8,2 |
9,0 |
Fonte: ZenithOptimedia - fev/2013
Fonte da imagem: iPhone/divulgação.