O fim de ano pode significar um período de descanso para muitas pessoas. No entanto, para um grande número de profissionais este é o período de pensar o futuro e planejar as ações para as marcas que representam. Deste ponto de vista, não é possível mais pensar em iniciativas de marketing sem levar em consideração o comportamento do usuário brasileiro no mobile.
Ao analisar o estudo The Global Mobile Report, realizado pela comScore, alguns dados chamam a atenção sobre a maneira como os brasileiros se comportam com os smartphones em mãos, como: o elevado tempo de navegação e o total gasto em aplicativos; o ganho de relevância do mobile em sites de e-commerce; e o destaque da categoria viagens; entre outras conclusões.
Compartilho abaixo 10 pontos de destaque do estudo:
- O Brasil é o segundo país em minutos no celular por pessoa: 4.489 minutos em média;
- 29% dos brasileiros navegam pela internet apenas pelo celular;
- As mulheres são mais propensas do que os homens a serem usuárias de internet exclusivamente mobile;
- O mobile representa 73% do tempo on-line do brasileiro;
- A audiência exclusivamente mobile no Brasil cresceu 7% em relação ao ano anterior;
- 30 aplicativos principais são responsáveis por 51% do tempo do brasileiro no mobile;
- 95% do tempo é gasto nos 10 principais apps do usuário;
- A categoria de aplicativos que mais cresce é a de viagens, com aumento de 150% em 2017;
- Do tempo total mobile, 33% é destinado a redes sociais e mensagens instantâneas;
- No e-commerce, o mobile ultrapassou o desktop com 60% do tempo em sites deste segmento.
Os dados confirmam a tendência de que caminhamos para tempos ainda mais mobile em 2018 no mundo, e no Brasil não é diferente. Por isso, é preciso ter uma visão clara de como se comunicar com o usuário neste ambiente, em suas diferentes atividades. O estudo mostra também o quanto a navegação do brasileiro está concentrada em poucos aplicativos.
A estratégia da sua marca está alinhada com esses pontos?
Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.