Após um ano de intensa digitalização e mudanças nos hábitos dos consumidores em relação às compras online, o levantamento Mastercard, SpendingPulse, que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, revelou que as vendas do e-commerce* brasileiro durante o ano de 2020 – de janeiro a dezembro, cresceram 75% em comparação com o mesmo período de 2019.
Impulsionado pelo distanciamento social – que teve início no Brasil em março de 2020, e os novos protocolos de saúde da OMS, os setores que mais se destacaram no comparativo ano a ano, foram: hobby & livrarias com um crescimento de (+110%)e o de drogaria com (+88,7%) .
"Sabemos que esse crescimento exponencial do e-commerce foi intensamente acelerado pelo distanciamento social que vivemos em 2020 e a contínua necessidade do consumidor em comprar mesmo sem sair de casa.", afirma João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard no Brasil e ConeSul. "À medida que a realidade da pandemia e as novas preocupações com higiene entraram na vida do consumidor, as compras online se tornaram um modo de vida para quase tudo."
Já o varejo físico brasileiro registrou expansão de 0,2% no ano de 2020 em comparação com 2019 – um número pequeno, mas positivo e que demonstra um crescimento importante para setor.