Economia de energia elétrica, ganhos de espaço físico e, principalmente, diminuição em 40% dos custos de manutenção do seu ambiente de TI são alguns dos benefícios do projeto de virtualização e consolidação de servidores realizado pela Henkel no Brasil. A empresa conseguiu reduzir de 30 servidores para apenas duas máquinas dotadas de recursos de virtualização.
O projeto foi implementado pela CSIT ? Lan Care com a solução de virtualização da VMware e os novos servidores adquiridos foram da HP Brasil. Segundo Egberto Lotito, gerente de tecnologia da Henkel, o programa de reestruturação foi iniciado em fevereiro de 2006. O cronograma foi cumprido com eficiência, e não houve nenhum atraso de implementação.
?O resultado final foi excelente por dois motivos principais: a possibilidade de rever as aplicações da Henkel e o custo-benefício.?, afirma Lotito. Acreditamos que o retorno do investimento deve ocorrer em três anos. Um prazo adequado para as nossas expectativas?, diz Lotito.
A Henkel no Brasil possui 5 unidades fabris e o departamento de TI está localizado em Itapevi (SP) e oferece toda a estrutura tecnológica para mais de 1 mil usuários da companhia distribuídas, além do Brasil, também entre Argentina e Chile.