As consequências do terremoto e o tsunami que devastaram a costa japonesa na semana passada poderá trazer sérios problemas para a Apple e acarretar a escassez de iPad 2, segundo análise da IHS iSuppli. De acordo com a consultoria, vários componentes utilizados no tablet PC são fabricados no Japão, como a bússola eletrônica, a bateria e a tecnologiade vidro da tela do aparelho.
A iSuppli diz que identificou cinco componentes existentes no iPhone que são fornecidos por fabricantes japoneses. Um deles é o chip de memória Flash NAND, usado para armazenar imagens, produzido pela Toshiba. Os outros são a memória DRAM, da Elpida; o vidro de revestimento da tela touch screen, provavelmente da Asahi Glass; a bússola eletrônica, da AKM Semiconductor; e o sistema de bateria, da Apple Japan.
Embora algumas dessas empresas já tenham informado que a catástrofe não afetou suas instalações, o fornecimento de componentes de todas essas empresas é susceptível de enfrentar problemas de logística, que interfere nos negócios de diversas indústrias japonesas.
Em relação às memórias Flash NAND, a consultoria diz que o problema pode ser facilmente contornado pela Apple, que pode usar alternativas à Toshiba, como a Samsung Electronics ou a norte-americana Micron Technologies. O mesmo acontece com a memória DRAM, já que a Samsung também pode ser uma alternativa à Elpida. No caso da bússola eletrônica e do vidroo desafio deve ser bem maior. Isso porque, apesar de existirem alternativas às bússolas da AKM, como Yamaha e STMicroelectronics, os componentes não são facilmente substituíveis no projeto. Já no caso do vidro, a fornecedora Asahi Glass informou que duas de suas fábricas sofreram danos devido ao terremoto.
- Impacto