Catástrofe no Japão pode levar a escassez de iPad no mercado

0

As consequências do terremoto e o tsunami que devastaram a costa japonesa na semana passada poderá trazer sérios problemas para a Apple e acarretar a escassez de iPad 2, segundo análise da IHS iSuppli. De acordo com a consultoria, vários componentes utilizados no tablet PC são fabricados no Japão, como a bússola eletrônica, a bateria e a tecnologiade vidro da tela do aparelho.
A iSuppli diz que identificou cinco componentes existentes no iPhone que são fornecidos por fabricantes japoneses. Um deles é o chip de memória Flash NAND, usado para armazenar imagens, produzido pela Toshiba. Os outros são a memória DRAM, da Elpida; o vidro de revestimento da tela touch screen, provavelmente da Asahi Glass; a bússola eletrônica, da AKM Semiconductor; e o sistema de bateria, da Apple Japan.
Embora algumas dessas empresas já tenham informado que a catástrofe não afetou suas instalações, o fornecimento de componentes de todas essas empresas é susceptível de enfrentar problemas de logística, que interfere nos negócios de diversas indústrias japonesas.
Em relação às memórias Flash NAND, a consultoria diz que o problema pode ser facilmente contornado pela Apple, que pode usar alternativas à Toshiba, como a Samsung Electronics ou a norte-americana Micron Technologies. O mesmo acontece com a memória DRAM, já que a Samsung também pode ser uma alternativa à Elpida. No caso da bússola eletrônica e do vidroo desafio deve ser bem maior. Isso porque, apesar de existirem alternativas às bússolas da AKM, como Yamaha e STMicroelectronics, os componentes não são facilmente substituíveis no projeto. Já no caso do vidro, a fornecedora Asahi Glass informou que duas de suas fábricas sofreram danos devido ao terremoto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.