O aumento da concorrência no mercado de comércio eletrônico no ano passado afetou drasticamente o lucro da B2W, empresa que controla a Americanas.com, Submarino, Shoptime e Ingresso.com. A companhia apurou lucro líquido de R$ 33,6 milhões em 2010, resultado 45,8% inferior aos R$ 62 milhões registrados em 2009. O faturamento e receita líquida, no entanto, cresceram 7,4% e 12,1%, na mesma base de comparação, para R$ 4,21 bilhões e R$ 4,07 bilhões, respectivamente. Já a geração de caixa medida pelo Ebtida (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) ficou em R$ 547 milhões, aumento de 12,3%.
Para elevar a lucratividade neste ano, a companhia priorizará os investimentos em inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e logística, ao contrário do ano passado, quando o foco foi a integração de sistemas e infraestrutura.
Neste ano, a B2W planeja investir de R$ 350 milhões, 27% a mais em relação aos R$ 275 milhões aplicados em 2010. "Temos a meta de aumentar nossas vendas e iremos crescer neste ano", disse o executivo durante teleconferência com analistas.
- Balanço