Apesar de as redes sociais serem o hype do momento, o portal corporativo ainda é considerado como o canal digital mais importante para as empresas. A observação é de Marcello Povoa, sócio-diretor da empresa de marketing digital MPP Solutions, ao ressaltar que ter um ponto de referência é fundamental nos dias atuais, por isso diz não acreditar que as redes sociais irão substituir os portais, assim como ocorre hoje com o correio eletrônico.
Segundo ele, a jornada de decisão do novo consumidor da era da internet exige um trabalho de pré-venda muito intenso, daí a importância do portal corporativo. Povoa explica que o consumidor hoje primeiro conhece a marca ou o serviço, os avalia e só depois disso decide comprar. "Se gostou, ele começa a apreciar e passa a advogar a favor da marca, e acaba criando um vínculo com ela. Da próxima vez que for comprar, ele corta caminho. Quando estabelece esse vínculo, ele não precisa mais passar por todas essas etapas", explica Povoa.
O especialista diz o uso da web como um canal de negócio exige que o portal seja muito bem estruturado, com canais de pré-venda, vendas e pós-venda, além de ter um plano de comunicação, com mecanismo de busca, links para outros portais e redes sociais. "A marca da empresa, do ponto de vista da comunicação, tem de estar onipresente em todos esses canais da web, que não são poucos", ressalta.
Para Povoa, o ideal é estabelecer uma relação de simbiose entre o portal corporativo e a rede social, em que esta passa a ser usada como elemento de propagação da marca. "No pós-venda, a busca deve ser pela construção de uma relação com o consumidor e gerar confiança para criar o 'loop de lealdade'." Ele diz que não acredita na possibilidade de as empresas abandonarem os portais para as redes sociais. "Não acho que as empresas correrão o risco de compartilhar informações vitais na rede social. Mas ela é um complemento importante para o portal corporativo, uma janela para a "loja" da empresa dentro da internet", finaliza Povoa.
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