Em mais um esforço para ajustar o foco dos negócios, o Yahoo estaria avaliando a venda do serviço de recomendação de sites Delicious, segundo rumores no mercado. Fontes ouvidas pelo site americano de notícias Business Insider informam que a companhia está pedindo entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões pela ferramenta, mas especula-se que já há interessados em pagar até US$ 5 milhões.
As mesmas fontes dizem que o comprador seria um "parceiro estratégico" do Yahoo, mas não deram mais pistas. O Business Insider especula o nome da SumbleUpon, que fornece um serviço semelhante ao Delicious e acabou de levantar US$ 17 milhões para modernizar suas operações. A companhia, no entanto, não quis comentar o assunto.
Já o site The Next Web, especializado em tecnologia, afirma que o negócio já foi fechado, por US$ 5 milhões, mas não diz qual é a empresa compradora. Qualquer que seja o valor do negócio, afirma o site, será muito abaixo dos US$ 18 milhões pagos pelo Yahoo em 2005.
De acordo com as pessoas ouvidas pelo Businesse Insider, o Yahoo já tenta se livrar do Delicious desde meados do ano passado, quando realizou reuniões para discutir o que faria com a ferramenta. A companhia admite que o serviço depende completamente de sua rede e tecnologia, e que não tem um modelo de negócio rentável. Aliás, a dificuldade de monetizar o Delicious é a principal barreira apontada pelas fontes para o Yahoo achar comprador.
- Negócios