Você já deve ter ouvido falar em metodologias ágeis. Elas começaram a ser desenvolvidas ainda na década de 1990, mas apenas nos últimos anos começaram a ganhar espaço e serem implantadas com mais frequência. Entre as expectativas de uma gestão ágil está o controle do processo de produção, uma melhor visualização das fases do trabalho, desenvolvimento mais assertivo, melhor entrega ao cliente, rotina mais eficiente.
Para garantir o uso de uma metodologia ágil dentro de uma empresa, o apoio da tecnologia é fundamental. Existem centenas de ferramentas e métodos ágeis que podem ser aplicados na sua empresa. Scrum, Kanban, Lean. Todos eles proporcionam ganhos importantes, que vão do controle efetivo dos processos de desenvolvimento e de uma visão ampla de demandas, prazos e entregas.
Mas garantir a efetividade de uma gestão ágil não depende apenas da escolha e aplicação de um desses métodos. É fundamental que a tecnologia seja um fator preponderante na rotina da empresa, e que uma ferramenta tecnológica garanta o gerenciamento do processo.
Compartilho neste artigo a experiência que tenho com o meu time de desenvolvimento na busca e conquista de uma gestão ágil. No nosso dia a dia, contamos com o uso efetivo da plataforma que desenvolvemos para o mercado. E é com ela que realizamos desde a abertura de um Chamado (nome que damos às demandas) até o desenvolvimento, aprovação e, principalmente, registro do grau de satisfação do cliente.
Não é apenas uma gestão à vista, com dados que podem ser facilmente acessados e extraídos para a tomada de decisão. Não é apenas a gestão do conhecimento, com todo o processo registrado em um ambiente web e seguro. É também o feedback do cliente que nos impulsiona na melhoria diária e na priorização das demandas.
Configuramos formulários para todos os tipos de natureza, para que na abertura de um Chamado todas as informações necessárias sejam preenchidas. Assim, evitamos retrabalhos ou tempo demandado na busca de dados para realização de determinada ação.
Com todas as informações necessárias iniciamos a análise, desenvolvemos a demanda e então nosso time de Análise de Qualidade (QA) garante que a mesma foi atendida conforme solicitado. Estes profissionais realizam um teste de regressão em todo o sistema e, por fim, a demanda está liberada para os nossos clientes.
Ou seja: é graças a tecnologia que contamos com um histórico que pode ser acessado em qualquer momento, apoiando não só na aplicação de uma metodologia ágil, mas na melhoria da aplicação de cada um dos processos dela.
Isso significa que podemos também fazer a gestão minuciosa de tempo em cada uma das tarefas realizadas e cada etapa do desenvolvimento através de gráficos e relatórios. Além disso, uma série de boas práticas passaram a fazer parte da nossa rotina. Toda vez que algum código-fonte é alterado, por exemplo, todos os testes de automatização são executados e uma versão é gerada e implantada automaticamente em nossos servidores.
Temos a rastreabilidade de todos os artefatos gerados em nosso time de desenvolvimento, de cada um dos produtos da empresa. Com o uso da tecnologia, garantimos segurança aos processos.
Gerenciamos as demandas, os times, os resultados e as entregas com um único objetivo, a satisfação de nossos clientes. O resultado: controle efetivo sobre as demandas, tomada de decisão baseada em dados factíveis e confiáveis e mais produtividade da nossa equipe.
Bruno Pinheiro, gerente de Desenvolvimento da Ellevo.