O Banco Santander anunciou nesta sexta-feira, 18, que chegou a um acordo para adquirir 80% da WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono, uma empresa líder em consultoria ESG.
A WayCarbon assessora organizações públicas e privadas em sua transição energética há 15 anos, com 170 funcionários atendendo clientes em 18 países. O negócio oferece três serviços principais para ajudar os clientes a desenvolver e implementar estratégias para aumentar sua sustentabilidade: consultoria ESG; software de gestão para apoiar o acompanhamento e implementação de estratégias ESG; e comércio de créditos de carbono.
A aquisição é um passo importante para aprimorar ainda mais as próprias ofertas de sustentabilidade do Santander para apoiar os clientes do banco em todos os mercados em sua transição energética. Também ajudará o Santander a progredir ainda mais em seus próprios objetivos ESG, engajando-se no mercado voluntário de carbono, programas de reflorestamento e conservação florestal e outros esquemas de comércio de emissões.
Os mercados de carbono permitem que empresas, organizações sem fins lucrativos, governos e indivíduos comprem e vendam créditos de compensação de carbono, instrumento que representa a redução de uma quantidade específica de emissões.
José M Linares, diretor global do Santander Corporate & Investment Banking (Santander CIB), disse que "como líder do setor em ESG, a WayCarbon nos ajudará com nossos próprios objetivos e nossos clientes em sua transição para modelos de negócios mais sustentáveis. O Santander tem vasta experiência em projetos sustentáveis ??e é líder global e pioneiro no financiamento de energia renovável. Este acordo ajudará a manter o Santander na vanguarda deste espaço crítico".
O CEO da WayCarbon, Felipe Bittencourt, disse: "A WayCarbon, que possui a certificação B-corp refletindo seu compromisso de gerar lucro com um propósito, está focada em catalisar a transição para uma economia de baixo carbono e vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Este acordo com o Santander ampliará a escala global do nosso negócio, com produtos e serviços especializados para uma gama maior de empresas em seus dez principais mercados na Europa e nas Américas, para que tenhamos um impacto maior".
O Santander pretende levantar ou facilitar € 120 bilhões em financiamento verde entre 2019 e 2025 e € 220 bilhões até 2030 como parte de sua agenda bancária responsável e seu apoio à transição de seus clientes para uma economia de baixo carbono.
Já é carbono neutro em suas próprias operações. Para atingir emissões líquidas zero para todo o grupo até 2050 em apoio aos objetivos do Acordo de Paris e à transição para uma economia de baixo carbono, o Santander alinhará seu portfólio de geração de energia com o Acordo de Paris até 2030.
A transação, que deverá ser concluída no segundo trimestre de 2022, sujeita às condições de fechamento, terá um impacto insignificante no capital do grupo e proporcionará um retorno sobre o capital investido de 30-50% em 3-4 anos.