A Assespro-SP, associação que reúne as empresas de tecnologia da informação, software e internet, e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), formalizaram uma parceria nesta quarta-feira (18/4) com o objetivo de aproximar as empresas de TI e comunicação e o setor industrial.
A Assespro-SP vai instalar núcleos regionais, que funcionarão nas unidades do Ciesp, para desenvolver pólos tecnológicos no interior do Estado. A entidade atuará em diferentes frentes para aumentar a competitividade das empresas, o que inclui a qualificação de mão-de-obra, orientação sobre linhas de crédito e conectividade com os empresários do setor industrial.
O primeiro núcleo regional estará sediado na cidade de Sorocaba, cuja região estão instaladas cerca de 1,5 mil indústrias. ?Vamos trabalhar para o desenvolvimento das empresas de TI na região e na integração com as indústrias. Queremos, inclusive, orientar sobre linhas de crédito do BNDES e Finep e vamos realizar cursos, workshops e palestras para contribuir para a qualificação dos empresários e profissionais na região?, afirma o coordenador do núcleo regional da Assespro Sorocaba, Paulo Baddini, diretor da Combina Soluções. Com o início das atividades, expectativa dele é que no prazo de 30 a 45 dias a parceria já comece a apresentar resultados efetivos.
O presidente do Ciesp, Cláudio Vaz, lembrou, durante a cerimônia de assinatura do acordo, a contribuição dos avanços da informática e da comunicação para garantir o crescimento da produtividade. ?O que nós esperamos com essa parceria é que a Assespro-SP nos mostre e ofereça elementos de competitividade, a custo baixo, que nos permitam produzir mais, com mais qualidade.?, afirmou.
O núcleo Sorocaba da Assespro, que terá o apoio da Prefeitura Municipal, assinou convênio também com a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), além de com as empresas afiliadas Flextronics, CQGC Brasil, GFT Technologies, Gerbo Tecnologia, Combina Soluções, Tool Engenharia de Software, Mais Veloz e SoftCia Integração e Tecnologia.
Até o fim do ano, a Assespro-SP pretende formar mais três núcleos regionais. As cidades mais cotadas até o momento são Bauru, São José dos Campos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.