Liminar obtida na Justiça Federal, nesta sexta-feira, 18/4, pela Associação Brasileira dos Revendedores e Importadores de Insumos Farmacêuticos (Abrifar) conseguiu liberar mercadorias retidas nos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Cumbica (Guarulhos), devido à greve dos auditores da Receita Federal.
A greve completa um mês nesta sexta-feira (18/04) e já causa grande impacto financeiro aos importadores e exportadores. Os fabricantes de produtos eletroeletrônicos, por exemplo, registram prejuízos, de acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica), de mais de 400 milhões de dólares, devido à interrupção do desembarque de insumos para a produção de suas mercadorias.
Segundo Paula Bove, advogada tributarista do escritório Correia da Silva Advogados, a Justiça vem acatando os pedidos e determinando a liberação das mercadorias. "O Judiciário está cumprindo um papel importante, pois as empresas, principalmente da área de saúde, enfrentam problemas de estoques?, diz ela.