Após a decisão de separar a divisão de telefones celulares, programada para 2009, a diretoria da Motorola anunciou a reorganizou da unidade para melhorar a estratégia de software e a velocidade do lançamento de produtos. As equipes de hardware e software ficarão sob uma única liderança dentro da categoria de produtos.
A companhia divulgou seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2007. A Motorola registrou vendas líquidas de US$ 9,65 bilhões, com declínio de 18% em relação a igual período de 2006. No balanço do ano, as vendas também caíram 14,5%. Procurada por este noticiário, a empresa não quis se pronunciar sobre o Brasil.
O CEO da companhia, Greg Brown disse estar confiante que através da inovação do pessoal combinada com a dedicação aos clientes e acionistas será possível ?traçar um caminho para o crescimento e aumento da lucratividade.? A expectativa é de que as mudanças estruturais ajudem a reter altos profissionais, incluindo um novo CEO para o negócio de dispositivos móveis.
Desafio em dispositivos
Os resultados da empresa mostram que os dispositivos móveis continuam a ser um desafio para a Motorola, admite a companhia. As vendas caíram 38% em relação ao quarto trimestre, para US$ 4,8 bilhões. As perdas da operação foram de US$ 388 milhões comparadas com US$ 341 milhões de igual trimestre de 2006.
Na comparação anual, essas vendas atingiram US$ 19 bilhões, ou seja, 33% menores, com prejuízo de US$ 1,2 bilhão ante US$ 2,7 bilhões. Durante o trimestre foram comercializados 40,9 milhões de handsets.
?Nos focamos agressivamente na estrutura de custos da companhia e trabalhamos para colocar dispositivos móveis no rumo?, disse Brown. A recuperação dessa unidade demorará mais que o esperado e isto exige ainda muito trabalho, afirmou o executivo. Acrescentou que o foco principal é melhorar a lucratividade e o portfolio de produtos.
O ganho líquido por ação no quarto trimestre foi de US$ 0,04, que inclui US$ 0,05 por ação pelas operações em andamento e perda líquida de US$ 0,01 por ação pelas operações descontinuadas. A companhia gerou fluxo de caixa de US$ 470 milhões no trimestre e US$ 785 milhões no ano. Terminou o ano com uma posição líquida em caixa de US$ 4,3 bilhões.
Redes domésticas
As vendas no segmento de redes móveis e doméstica foram de US$ 2,7 bilhões, 11% acima de igual trimestre do ano anterior. Os ganhos operacionais caíram para US$ 192 milhões comparados a US$ 223 milhões do período anterior.
No ano, as vendas somaram US$ 10 bilhões, com aumento de 9% em relação a 2006 e geraram ganhos operacionais de US$ 709 milhões ante US$ 787 milhões. Foram vendidos 3,4 milhões de dispositivos de entretenimento digital durante o trimestre, com recorde no trimestre em set-tops IP, e embarcados 50 milhões de cable modems com plataforma de VoIP integrada.