A ilegra, empresa especializada em soluções de TI, acaba de lançar o iyond, um novo conceito de serviço para a indústria de tecnologia da informação, que promete inovar o formato da prestação do serviço desde a contratação até o momento da entrega. A nova linha propõe a convergência tecnológica, reunindo profissionais das áreas de tecnologia, marketing e design, para entregar aos clientes tecnologia de ponta a ponta, ou seja, do início à finalização do serviço.
O nome, uma união da expressão i (tecnologia) com a palavra beyond (além, em inglês), dá a dimensão da proposta: uma nova forma de pensar, comercializar e entregar software, primando pela inovação, aliada à experiência e co-criação junto ao cliente.
As principais características da linha são a utilização de métodos ágeis e adoção de cultura lean. "Esse modelo de serviço, pensado para projetos de longo prazo, exige uma co-criação com o cliente. Por isso, o modus operandi da linha foi cuidadosamente escolhido para se ter entregas contínuas e freqüentes em um ambiente produtivo", diz o Diretor de Desenvolvimento e Marketing da ilegra, Romulo Dornelles. "Esse ambiente possibilita ao cliente visualização do andamento do projeto, assim como a redução do time to market e como conseqüência a obtenção de ganhos com as entregas gradativas", conpleta o executivo.
O iyond irá agregar um conjunto de serviços de alta tecnologia, partindo da concepção (design estratégico), SOA (arquitetura orientada a serviços), cloud computing até a criação de aplicativos para iPhone, iPad e Android.
A mudança ocorre também no formato de comercialização do serviço, que passa a ser através de um fee mensal e não mais pelo tradicional homem/hora, comum no setor de TI, além de entregas realizada mensalmente, diferentemente do modelo atual, que se dá somente ao final do projeto. Também deixa de existir a necessidade de alocação de profissionais dentro do cliente, pois este passa a contar com toda a expertise da ilegra e interação diária entre equipe e cliente. "É um novo conceito de prestação de serviços em T.", comenta Dornelles.
São oferecidos três níveis de bundle (pacotes) de contratação: Front-End, SOA e Cloud.
Bundle Front-end: Tablet/Mobile/Web + Design Estratégico
Bundle SOA: SOA ou SOA + Design Estratégico + Tablet/Mobile/Web
Bundle Cloud: SOA + Cloud ou SOA + Cloud + Design Estratégico + Tablet/Mobile/Web
A melhor opção será determinada de acordo com a complexidade do projeto e o número de serviços exigidos.
Para o comprador, os benefícios são: integração de tecnologias de ponta que proporcionam agilidade aos processos, utilização de soluções open source (código aberto) que permitem a construção dos serviços de forma incremental, e alinhamento da TI com os negócios através de SOA.
Para Dornelles, o diferencial proposto pela linha iyond é a otimização do negócio do cliente, através da captação de tendências mercadológicas aliadas ao know-how da ilegra. As tecnologias suportadas nessa linha representam atualmente 30% no faturamento da área de desenvolvimento da empresa. A expectativa é fechar dois projetos nessa modalidade até o final de 2011.
- Novo produto