A Gafisa, uma das maiores incorporadora e construtora do país com 60 anos de mercado, contratou a Konics IT para realizar todo o backup e monitoramento de seus dados. O projeto, que se atualiza todos os anos, teve início em 2010, quando a empresa precisou trocar a solução que tinha de armazenamento de dados, visando crescimento e mais segurança e controle das informações.
Na época, a solução e o processo de gestão de backup eram limitados e o monitoramento realizado sem os processos adequados, não permitindo uma gestão mais assertiva dos recursos de TI.
"Eu tinha acabado de entrar na companhia e percebia que a ferramenta que tínhamos de armazenamento de dados emitia apenas relatórios superficiais, só com alertas e dava muitos problemas repetidos. Além disso, não funcionava 24X7, o que não permitia um acompanhamento real do comportamento da rede. Foi então que encontramos na Konics IT a melhor parceira para cuidar de nossas informações de maneira segura e inteligente", aponta Jane Ricci, diretora de TI da Gafisa.
Com a adoção do serviço Konics Backup, todas as áreas da Gafisa foram beneficiadas, com controle total e recuperação de 100% dos dados, quando necessário, sem gaps de tempo ou arquivos. A gestão terceirizada de backup trouxe mais comodidade e segurança para a construtora, já que diferente do que era feito anteriormente, o acompanhamento das rotinas passou a ser realizado automaticamente, inclusive em todo o ambiente virtual, evitando que um novo servidor criado fique de fora da política de backup.
"O serviço atende todos os requisitos de auditoria. Além disso, por trabalharmos como consultores, próximo ao cliente, temos uma metodologia que permite acompanhar as rotinas e processos constantemente e, com isso, sugerir melhorias contínuas no uso das soluções e performance", explica Alexandre Paoleschi, CEO da Konics IT.
Outro benefício apontado pela Gafisa foi a possibilidade de redução de custos e otimização de recursos graças ao aprimoramento do modelo de monitoramento implantado pela Konics IT.
O monitoramento realizado pela Konics vai além de identificar alertas e abrir chamados. A empresa foca nas informações e detalhes, mais do que nos incidentes, monitorando os comportamentos diários de uso dos mais diversos recursos de TI existentes na estrutura do cliente.
"Um incidente, por exemplo, que ocorre às duas horas da tarde pode gerar um impacto maior do que um que acontece às duas horas da manhã. Com nossa solução, conseguimos criar ações diferentes para o que pode trazer mais riscos ou impactos para o negócio da Gafisa", destaca Paoleschi.
A diretora de TI da Incorporadora explica que esse projeto de backup e monitoramento permitiu, ainda, maior qualidade não só nos indicadores de gestão, por estar alinhado às necessidades e expectativas do negócio da Gafisa, como redução com gastos com equipamentos, pois se tornou possível acompanhar quais que realmente apresentam algum tipo de problema no decorrer do mês.