Comprovantes de transporte, alimentação e hospedagem, e uma confusão na hora de organizar as despesas e reembolsos depois de uma viagem a trabalho. Essas são as dores de cabeça que a Pagcorp elimina com os cartões pré-pagos, que facilitam a gestão de gastos feitos por um funcionário em nome da empresa. Além de simplificar esse processo, o modelo oferece agilidade e independência na hora de fazer compras corporativas.
O funcionamento é simples: a companhia adquire determinado número de cartões pré-pagos e distribui entre a equipe como lhes convir. Os colaboradores, então, utilizam para fazer quaisquer compras necessárias – em seguida, registram a movimentação com fotos em um app próprio. Por fim, o departamento responsável na empresa monitora de maneira objetiva quais gastos foram feitos e onde.
"Nossa proposta é trazer a autonomia e simplicidade oferecida por fintechs para outros setores ao mercado corporativo", conta Liliane Josua Cazrny, diretora comercial da Pagcorp. A solução traz ainda uma série de ferramentas, como gráficos que ajudam a entender quais são os principais gastos da companhia – o que permite planejar e criar estratégias para otimizar os recursos.
Entre setores que se beneficiam com o modelo, e cita o caso de produtoras de vídeo, que têm uma rotina demandante de gastos imprevisíveis e decisões rápidas, assim como marcas de roupa que operam em mais de uma cidade e precisam de independência no dia a dia. "Os ganhos são visíveis em qualquer área de operação. Temos um exemplo do setor de relacionamento com clientes que conseguiu economizar cinco dias de trabalho no departamento de RH com os cartões pré-pagos", conta a diretora.
Cada cartão da Pagcorp custa R$ 15 e tem uma mensalidade que varia de R$ 5,90 a R$ 14,90, a depender do pacote escolhido. As quantias que são utilizadas pelos funcionários precisam ser carregadas à parte. Hoje, a empresa tem uma carteira com mais de 400 clientes, de portes e áreas de atuação variadas. A expectativa é dobrar esse número até o final do ano.