A Amazon informou, nesta quinta-feira (18), que deixará de vender produtos chineses no seu marketplace na China. A gigante do e-commerce disponibilizará apenas itens de fora do país no site.
"Estamos notificando vendedores que não vamos mais operar o marketplace na Amazon.cn nem vamos oferecer serviços ao seller [nesse site]", afirmou a empresa em nota, sem explicar as razões pelas quais decidiu sair do mercado chinês.
Porém, sabe-se que a força dos players locais é imensa. O principal concorrente dos americanos no país é o Tmall, controlado pelo líder Alibaba.
A Amazon entrou na China há 15 anos, quando adquiriu um e-commerce de livros, mas tem enfrentado dificuldades para competir internamente. Pesquisas indicam que o market share da empresa na China era minúsculo quando comparado com os rivais.
"Existe muita concorrência doméstica, e falta à Amazon o tipo de reconhecimento de marca que Tmall ou JD.com têm", avaliou Ben Cavender, analista na China Market Research Group, para a CNN. "Isso deixa a Amazon em uma posição na qual precisa gastar muito dinheiro para captar clientes ao mesmo em que compete agressivamente por preço com múltiplos players fortes", completou.
Com informações da CNN