Investimentos em hardware crescem no Brasil e impulsionam data centers

0

O Brasil investiu US$ 27,9 bilhões em hardware em 2024, segundo o Estudo do Mercado Brasileiro de Software da ABES, o que representou 47,6% de todo o investimento nacional em TI no ano, uma fatia que supera, proporcionalmente, a de países como os Estados Unidos, onde a participação foi de apenas 10% a 20%. Para Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix, o número reflete uma movimentação real do mercado, impulsionada principalmente pelo avanço da inteligência artificial.

"O que a gente viu foi uma explosão de demanda por infraestrutura. Não só pelo crescimento de IA, mas porque os workloads passaram a exigir muito mais capacidade de processamento e armazenamento", explica o executivo. Ele destaca que a maioria das corporações está reformulando suas plataformas, ao perceberem que a estrutura anterior já não suporta os novos volumes de dados nem o nível de experimentação necessário.

"Há uma camada de experimentação enorme hoje. Muita coisa é feita e descartada, mas esse processo gera conhecimento e novos caminhos. Isso exige um parque tecnológico robusto, ainda que muitos resultados não sejam aproveitados de imediato", afirma Leonel. Ele também vê, entre os clientes da Nutanix, a busca por formatos híbridos que equilibrem o uso de nuvem e recursos on-premises, com atenção redobrada aos custos de operação.

Mesmo com o aumento da exigência dos clientes, principalmente em áreas como cibersegurança e compliance com a LGPD, o executivo garante que o apetite por investimento continua. "Todo mundo tem uma iniciativa de IA, mesmo que ainda não saiba o que vai fazer com ela. O mercado está em construção e, nesse momento, infraestrutura é a base de tudo", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.