A Pyramid Research prevê que até o final do ano o total de usuários de telefonia móvel em todo o mundo deve chegar a 2,6 bilhões, ante os 2,3 bilhões de assinantes de 2005.
As informações fazem parte do estudo ?Mobile Communications Forecast, 1Q2006?, realizado com base nos dados do primeiro trimestre do ano.
A expectativa da empresa de pesquisa é de que entre 2005 e 2010 a base mundial de usuários de telefonia móvel cresça a uma taxa média anual de 8,7%, alcançando um total de 3,5 bilhões de assinantes ao final de 2010. A barreira dos 3 bilhões de usuários deverá ser ultrapassada, segundo previsão da Pyramid, ainda entre o final de 2007 e o início de 2008.
Para que a projeção se confirme, a indústria deverá lançar novos modelos de negócio com foco em usuários de baixa renda, segmento que pode começar a ser explorado com mais intensidade a partir do segundo semestre deste ano.
Mercados regionais
Como as taxas de penetração na Europa Oriental e Ocidental estão bem próximas de 100%, com índices até superiores em alguns países, a região terá um potencial de crescimento de mercado limitado a uma média anual de apenas 2,8% nos próximos cinco anos.
A região com maior média de crescimento anual projetada no período engloba a África e o Oriente Médio, com uma taxa média de 13,6% de aumento no número de usuários ao ano até 2010. Na seqüência, vem a região Ásia-Pacífico, com crescimento anual de 10,9%; América Latina, com 9,4%; e América do Norte e Europa Central, ambas com 6% de crescimento médio anual.