A Alcatel-Lucent assinou contrato com a Brasil Telecom Globenet para atualizar sua rede submarina de 22 mil quilômetros que liga os Estados Unidos à América Latina. Além da parte submarina, a fabricante franco-americana irá atualizar os pontos em terra da rede, que interligam o Brasil (Rio de Janeiro e Fortaleza), Venezuela (Maiquetía), Bermuda (St. David?s) e os EUA (Boca Raton, na Flórida, e Tuckerton, em Nova Jersey).
No Rio de Janeiro, a rede submarina integra-se à infra-estrutura de rede óptica da empresa detentora da Globenet, a Brasil Telecom. Quando finalizado, no primeiro trimestre de 2008, o projeto irá quase dobrar a capacidade atual de toda a rede.
O objetivo da Globenet com a modernização da tecnologia submarina é expandir sua oferta de serviços no atacado, entregando desde banda larga, carrier Ethernet, IP fixo e móvel e serviços legados de voz, até aplicações corporativas como hosting, vídeoconferência e serviços de linhas internacionais privadas. ?Nosso foco é aumentar a capacidade e disponibilidade da rede para a eficiência máxima, visando servir melhor nossos clientes e capitalizarmos nossa infra-estrutura existente?, explicou Emagnor Tessinari, executivo de operações da Globenet.
?A Globenet requer mais banda para suportar a nova safra de serviços emergentes e, ao mesmo tempo, manter sua rede fácil de gerenciar?, disse Jean Godeluck, presidente das atividades de redes submarinas da Alcatel-Lucent. ?Nossas soluções permitem o lançamento de serviços e de aplicações avançados de forma gradual.?
A solução submarina da Alcatel-Lucent será baseada no 1620 Light Manager, gerenciado pela solução atualizada do Alcatel-Lucent 1350. Um pacote de serviços profissionais, incluindo fabricação, instalação e comissionamento é parte do contrato de turnkey, cujos termos financeiros não foram divulgados.