O Ministério das Comunicações divulgou o cronograma do processo de licitação para contratar serviços de conectividade do programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). A previsão do ministério é que o edital seja publicado em 13 de julho e o pregão seja realizado em 13 de agosto deste ano.
Na audiência, o ministério demonstrou às empresas a estrutura atual do Gesac e as possibilidades com o "Novo Gesac" que vai ampliar de 3,6 mil para 20 mil os pontos de presença, a um custo mensal estimado de R$ 10 milhões.
Durante todo o dia, técnicos do ministério, representantes da iniciativa privada e do governo Federal tiveram a oportunidade de discutir sobre a licitação. Segundo o diretor de inclusão digital, Heliomar Medeiros, a audiência pública foi muito importante para a formatação final do edital.
A audiência contou com a participação de representantes de várias empresas, entre elas Embratel, Oi/Telemar, Cisco, Comsat, Telefônica, Brasil Telecom, Itautec, GDT Telecom, Vodanet, CTBC Telecom, Star One, Intel, CPM Braxis, Intelsat, Impsat, Hughes, Procomp e Orbitel.
A convite do ministério, também participaram da audiência representantes da Casa Civil, do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), do Ministério do Planejamento e da Controladoria-Geral da União (CGU).