Os preços dos produtos vendidos pela internet registraram, em média, deflação de 1,32% em maio. É o que constatou o índice e-flation, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Consultoria Varejo, divulgado nesta sexta-feira (18/5). Em abril já havia sido registrada uma ligeira deflação de 0,99%.
Entre as categorias que tiveram maior queda estão brinquedos e informática, com deflação de 4,15% e 3,46%, respectivamente. Já para a categoria produtos para casa os resultados foram inversos, com 11,86% de inflação, configurando a maior alta para os produtos da cesta nos últimos doze meses.
De acordo com o levantamento, as categorias que mais contribuíram para o resultado negativo, além de brinquedos e informática, foram viagem e turismo (3,31%), eletroeletrônicos (1,16%), telefonia (1,04%) e linha branca (1,01%).
O e-flation também apontou inflação no mês de maio. Foi o caso das categorias livros (8,87%), CDs e DVDs (4,81%) e perfumaria (1,21%). Já na avaliação da cesta composta apenas por Automóveis, o Provar/FIA registrou deflação de 0,46% para o mês de maio.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de ?campeões de vendas". A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras.
A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês. Segundo o professor Dr. Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos últimos cinco meses o índice contabiliza 4,02% de deflação.