Fabricantes de chips podem pagar multa milionária por formação de cartel

0

Os maiores fabricantes de chips do mundo podem chegar a um acordo nesta quarta-feira, 19, com a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, para o fim do processo sobre formação de cartel. Segundo o The Wall Street Journal, fontes próximas ao assunto especulam que as multas devem ficar entre 250 milhões de euros e 500 milhões de euros.
Em 2004, quando a fabricante norte-americana de microprocessadores Micron denunciou que, além dela mesma, as gigantes do setor Samsung, Hynix, Infineon, NEC, Elpidia, Hitachi, Toshiba e outros nomes não divulgados fizeram, durante anos, reuniões para estabelecer preços para seus produtos junto aos fabricantes de PCs, as empresas começaram a assumir a culpa nos Estados Unidos com o propósito de reduzir as multas cobradas pelos órgãos reguladores do país. Na análise do jornal, todas as sanções cobradas na época foram menores do que a expectativa do mercado, o que deve se repetir nas reuniões com a Comissão Europeia.
O jornal aponta, no entanto, que esta pode ser a primeira vez que o órgão regulador europeu entra em acordo com empresas formadoras de cartel, o que pode levar a uma decisão conservadora por parte dos juízes do caso. Por ter sido a responsável por denunciar o cartel, a Micron foi isenta de todas as sanções, tanto nos EUA quanto na Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.