O mercado de soluções de business intelligence (BI) e aplicações analíticas movimentou US$ 504 milhões na América Latina no ano passado, cifra que deve crescer 12% neste ano, totalizando US$ 564,4 milhões, de acordo com dados IDC.
Somente no Brasil, os gastos das empresas com BI e soluções analíticas ficaram em US$ 251 milhões em 2009, representando 49,8% do total da região latino-americana. Para este ano, a consultoria estima que as vendas desse tipo de software no país crescerão 14%, totalizando US$ 286,1 milhões.
"Isso mostra que o cenário é bastante positivo e que o investimento em BI vem também de pequenas e médias empresas, o que não acontecia antes", observa Samuel Carvalho, analista de mercado de software da IDC.
De acordo com a IDC, a pesquisa revela que a grande prioridade de investimento das empresas foi no segmento de segurança, seguido pelos sistemas de gestão (ERP). Carvalho diz que muitas empresas dispõem de informações organizadas, mas têm a necessidade de visualizá-las de uma forma mais dinâmica para acompanhar a evolução de diferentes dados e melhorar o controle sobre vendas, estoque e orçamento. "É aí que entram as ferramentas de BI", completa.
Entre os principais fatores que influenciam na disseminação do BI pelas empresas, o analista da IDC aponta as ferramentas de uso simples, os sistemas flexíveis para processar mudanças facilmente (fontes, métricas, relatórios, hierarquias) e a definição e controle sobre o significado dos dados.
Para este ano, a IDC avalia que a maior fatia dos investimentos virão principalmente dos segmentos de finanças, manufatura, varejo, distribuição, governo e saúde.
- Pesquisa