Publicidade on-line no Brasil está em descompasso com uso da web, diz especialista

0

Os investimentos em publicidade digital ainda estão em enorme descompasso com o nível de penetração da internet no Brasil. Um amostra elaborada pela agência de publicidade digital Razorfish, com base em estudos de vários institutos de pesquisas, revela que, embora o tempo gasto pelo brasileiro na web seja quase 20% maior do que a média mundial, o orçamento destinado pelas agências de publicidade a anúncios on-line é quase três vezes menor do que a média global.
De acordo com dados da comScore, os brasileiros gastaram 26,7 horas na web em setembro do ano passado, enquanto a média mundial foi de 22,3 horas no mesmo período. Ao mesmo tempo, dados do International Advertising Buerau (IAB) mostram que, enquanto em 2009 a média mundial orçamentária para internet foi de 12,1%, no Brasil este número caiu para 4,4% – em países como Suécia e Reino Unido, onde a publicidade on-line já é bastante difundida, as médias foram de 23%, em ambos os países.
Para o vice-presidente mundial de estratégia da Razorfish, Joe Crump, o desequilíbrio acontece, principalmente, por conta de uma mentalidade conservadora da maioria dos publicitários, que não encaram a classe C como público alvo e nem como mercado consumidor. No entanto, segundo levantamento do São Paulo Media Group, no ano passado, os 95 milhões de brasileiros da classe C responderam por 46% de toda a renda da população.
Crump acha que o descompasso dos investimentos em publicidade digital e o uso real da web no Brasil deixa a rede mundial na eterna classificação de oportunidade de negócios. Por isso, sustenta que as empresas precisam enxergá-la como um cenário real de busca de clientes e forma de ganhar dinheiro.
O executivo da Razorfish alerta para o fato de que, enquanto o mundo se desenvolve em torno da internet e procura formas de capitalizar os recursos da web, o Brasil vem mostrando alheio a ela, encarando-a apenas como mais um meio de comunicação. Para Crump, "a internet funciona por meio de engajamento e não apenas da comunicação. Investir em publicidade on-line não é só vender anúncios e banner, e sim toda uma estratégia que as empresas do Brasil ainda falham em ver".
Junto com o estudo, a Razorfish anunciou o início de suas operações no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.