Porto Rico no mês que vem e México em agosto são os próximos países onde a solução de cloud computing SAP by Design começa a ser comercializada. No Brasil, a previsão é que as vendas tenham início em 2012. A informação foi dada por Rodolpho Cardenuto, presidente da SAP para a América Latina, no último dia da Sapphire Now, conferência mundial da empresa realizada em Orlando, nos Estados Unidos, que reuniu mais de 15 mil usuários e parceiros de negócios.
Com isso, a SAP eleva para 11 o número de países onde o ERP como serviço será oferecido, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte. São eles: Alemanha, Estados Unidos, França, Áustria, Canadá, Inglaterra, China, Índia e Suíça.
Segundo o presidente da subsidiária brasileira, Luis Verdi, o By Design começará a fase de localização com hospedagem na Alemanha, para estar realmente disponível no mercado em 2013. "É o que chamamos da fase GA – general avaliabilyte. Antes disso, testamos o modelo, as parcerias, a certificação, o treinamento", explica.
Hana
Outra solução que deverá levar mais algum tempo para chegar ao Brasil será o Hana – In Memory, anunciando oficialmente no evento e cuja liberação mundial acontecerá em junho próximo.
A empresa está capacitando seus profissionais de desenvolvimento, parceiros de negócios do mercado Enterprise, e trabalhando com fornecedores de hardware, IBM e HP, para que também o suporte da infraestrutura esteja disponível.
Como o Hana introduz um novo conceito de processamento de grande base de dados, Verdi acredita no potencial de empresas que têm grande quantidade de clientes, como as de utilities, varejistas, segmentos financeiro, telecomunicações. "Devido à rapidez do processamento dos dados, não é necessário trabalhar com os conceitos tradicionais de banco de dados, como indexação, tabela, etc. O banco de dados vai sumir", enfatiza Verdi.
*O jornalista viajou a Orlando a convite da SAP Brasil.
- Fila