Diversas companhias de tecnologia sentiram o impacto da oferta pública inicial de ações (IPO) do Facebook nesta sexta-feira, 18, na Nasdaq e viram o valor de suas ações cair assim que os papéis da rede social começaram a ser negociados na bolsa eletrônica.
A empresa de jogos online Zynga, por exemplo, responsável por cerca de 10% da receita do Facebook, foi uma das mais afetadas. As ações da empresa operaram com o menor índice desde a abertura de capital, em dezembro do ano passado, quando foram cotadas a US$ 10 cada. Elas fecharam o pregão desta sexta-feira a US$ 7,16, queda de 13% em relação ao fechamento no dia anterior.
O Groupon, por sua vez, viu suas ações caírem cerca de 2,6% quando a rede social lançou seus papéis e, no fim do pregão, a queda foi ainda maior. As ações do site de compras coletivas encerram o dia valendo US$ 11,58, um recuo de 6,69% na comparação com o fechamento anterior. O Linkedin também sentido o efeito Facebook e teve suas ações cotadas a US$ 96,60 no período da manhã, o menor valor já registrado. Após uma leve recuperação no decorrer do dia, as ações fecharam em US$ 99,02, queda de 5,65%.