IBM e RED HAT conseguem certificação de segurança para Linux Server

0

A IBM e a Red Hat anunciaram nesta segunda-feira, 18/6, a obtenção de uma nova certificação de segurança para o Red Hat Enterprise Linux 5, que ?levará a adoção do Linux a um novo patamar entre governos de todo o mundo?.

O certificado Common Criteria obtido para a versão 5 do Red Hat Enterprise Linux em servidores IBM é o primeiro a abranger os requisitos técnicos LSPP (Labeled Security Protection Profile) e RBACPP (Role-based Acess Control Protection Profile) para o sistema operacional Linux, o que o coloca no nível de segurança mais alto já alcançado por um sistema operacional de uso geral.

A certificação confirma que o uso desta versão do Red Hat Enterprise em servidores IBM atende aos padrões de segurança do governo americano, permitindo seu uso em projetos de segurança internos, operações de comando e controle, e em todas as agências do governo norte americano.

As funcionalidades de segurança e vulnerabilidades do sistema foram exaustivamente testadas pela equipe IBM para assegurar que todos os padrões da certificação fossem seguidos à risca, sendo que parte destes esforços foi feitos por desenvolvedores brasileiros do IBM Linux Technology Center, laboratório localizado em Hortolândia, interior de São Paulo.

?O Linux Technology Center brasileiro desempenhou um papel fundamental para levar o Red Hat Enterprise Linux 5 à frente dos concorrentes, possibilitando sua introdução em novos mercados e trazendo tecnologia de ponta?, analisa Athanassios Sakkás, gerente do Linux Technology Center no Brasil.

Para Klaus Kiwi, líder técnico da iniciativa no Brasil, a certificação é um marco importante, pois é a primeira obtida com tanta abrangência para o sistema operacional livre.

Ampla gama de escolhas

A IBM e a Red Hat trabalharam para assegurar a certificação do RHEL 5 em plataformas múltiplas de forma a ampliar as opções de escolha e oferecer diferencial para seus clientes. RHEL 5 é certificado em várias linhas de servidores IBM, incluindo System x, System p, System z e Blade Center.

?O anúncio de hoje demonstra o valor que o Linux traz aos ambientes de missões críticas?, analisa Sakkás. ?Nos últimos anos, temos testemunhado o crescimento do uso Linux dentro das empresas e, com esta importante certificação, esperamos que o crescimento se acelere também em ambientes seguros dentro dos governos?.

?A segurança dos sistemas é um ponto de máxima importância para os clientes empresariais e especialmente no setor do governo?, pondera Paul Cormier, executivo vice-presidente de engenharia da Red Hat.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.