A Microsoft e a Linspire, fornecedora de Linux para desktop, anunciaram nesta segunda-feira, 18/6, um acordo de colaboração técnica e de interoperabilidade que também inclui garantias de propriedade intelectual, e aproxima os clientes dos sistemas operacionais Windows e Linux.
Por meio dele, as empresas trabalharão para promover a compatibilidade de documentos de escritório, aprimorar a interoperabilidade de serviços de mensagens instantâneas e reforçar a colaboração existente em mídia digital. Além disso, a Linspire oferecerá aos seus clientes a opção de adquirir uma garantia de patente da Microsoft para a utilização do desktop Linspire.
"A Linspire sempre foi a favor do poder de escolha e esse anúncio segue nossa filosofia de oferecer opções para uma melhor interoperabilidade, funcionalidade aprimorada e mais confiança", afirmou Kevin Carmony, CEO da Linspire. "Por vários anos, em um esforço voltado a aumentar as opções de escolha, celebramos dezenas de acordos com fornecedores de software comercial. Colaborar com a Microsoft, uma das parceiras mais importantes no ecossistema de PCs, com certeza faz todo o sentido?.
"Oferecer soluções interoperáveis para os clientes é uma prioridade da Microsoft", destacou Bill Hilf, gerente-geral de Platform Strategy da Microsoft. "Por meio dos relacionamentos colaborativos que a companhia mantém hoje com empresas de código aberto, a Microsoft demonstra seu compromisso em gerar a interoperabilidade que os clientes desejam".