Melhorias introduzidas no Programa de Automação Estadual (PAE), sistema de software livre desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), vai permitir, a partir desta quarta-feira (18/6), que 44 mil funcionários públicos do governo do estado acessem seus e-mails, agendas corporativas, comunicações eletrônicas, transferências de arquivos, sistemas de autenticações e mensagens instantâneas de qualquer lugar do mundo.
O programa passou por uma ampla reformulação este ano em relação à versão anterior, cujas novas funcionalidades já se encontram disponíveis para os usuários.
Hugo Hoeschl, presidente do Ciasc, explica que o programa faz parte da política de desenvolvimento cooperado, que usa a linguagem de software livre e integra um conjunto de aplicativos disponibilizados pelo Ciasc que compõe o governo eletrônico (e-Gov). Segundo ele, isso tem proporcionado ao estado a diminuição de gastos, agilidade, eficiência e efetividade às ações de descentralização da administração pública estadual, possibilitando cada vez mais a aproximação do governo com o cidadão catarinense, num caminho de mão dupla.
O PAE é utilizado por todas as secretarias, autarquias e empresas públicas, e conta com 44,2 mil usuários de 106 organizações governamentais, que movimentam cerca de 5 milhões de mensagens por semana.
"Levantamentos do Ciasc apontam que o governo do estado economizou em torno R$ 50 milhões nos últimos quatro anos com contas de e-mail de servidores públicos. Se forem computados também os custos de provimento de acesso, a economia total estimada é de R$ 100 milhões", diz Hoeschl.