Governo catarinense facilita acesso à web de servidores

0

Melhorias introduzidas no Programa de Automação Estadual (PAE), sistema de software livre desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), vai permitir, a partir desta quarta-feira (18/6), que 44 mil funcionários públicos do governo do estado acessem seus e-mails, agendas corporativas, comunicações eletrônicas, transferências de arquivos, sistemas de autenticações e mensagens instantâneas de qualquer lugar do mundo.

O programa passou por uma ampla reformulação este ano em relação à versão anterior, cujas novas funcionalidades já se encontram disponíveis para os usuários.

Hugo Hoeschl, presidente do Ciasc, explica que o programa faz parte da política de desenvolvimento cooperado, que usa a linguagem de software livre e integra um conjunto de aplicativos disponibilizados pelo Ciasc que compõe o governo eletrônico (e-Gov). Segundo ele, isso tem proporcionado ao estado a diminuição de gastos, agilidade, eficiência e efetividade às ações de descentralização da administração pública estadual, possibilitando cada vez mais a aproximação do governo com o cidadão catarinense, num caminho de mão dupla.

O PAE é utilizado por todas as secretarias, autarquias e empresas públicas, e conta com 44,2 mil usuários de 106 organizações governamentais, que movimentam cerca de 5 milhões de mensagens por semana.

"Levantamentos do Ciasc apontam que o governo do estado economizou em torno R$ 50 milhões nos últimos quatro anos com contas de e-mail de servidores públicos. Se forem computados também os custos de provimento de acesso, a economia total estimada é de R$ 100 milhões", diz Hoeschl.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.