Em prosseguimento a sua estratégia de aquisições com o objetivo de expandir a receita com serviços de publicidade on-line, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira (18/6) a compra da Navic Networks, que fornece soluções de publicidade para TV. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados.
A aquisição segue o mesmo caminho trilhado por outras grandes empresas que veiculam publicidade on-line como o Google, Yahoo e AOL, e start-ups como a Spot Runner, que tentam trazer para a televisão muitas das qualidades da publicidade on-line: menor custo de produção, uma melhor segmentação e melhores formas de medir os resultados.
A Navic, que tem cerca de 80 empregados, fornece ferramentas para criação de anúncios interativos e formatos para anúncios em TV digital. Ela também é dona de uma rede de publicidade que facilita a compra de espaço publicitário na TV pelos anunciantes.
Com a tecnologia interativa da empresa é possível criar um anúncio para que o usuário assista um vídeo mais detalhado de um produto ou digite um número de telefone para receber um cupom eletrônico. Segundo a Navic, a sua tecnologia equipa cerca de 35 milhões set-top boxes de TV.
"A Navic é um grande exemplo do investimento contínuo que a Microsoft vem fazendo na área de TV", disse Scott Ferris, gerente geral do grupo de soluções da Microsoft para anúncio e publicidade. Segundo ele, com a aquisição a empresa irá juntar-se à divisão.