A Samsung iniciou nesta quarta-feira (18/6) a produção local de impressoras e multifuncionais a laser em sua fábrica localizada em Campinas, no interior de São Paulo. A planta, é a terceira aberta nesse segmento de negócios pela fabricante fora da Coréia, e a meta é produzir 1 milhão de unidades por ano a partir de 2012.
Com a inauguração da nova fábrica, que continuará recebendo investimentos para ampliação física e de capacidade produtiva, a empresa espera produzir 100 mil unidades até o fim deste ano. Em 2010, a expectativa é que o volume chegue a 400 mil. Com isso, a Samsung pretende consolidar sua posição entre os lideres no mercado de multifuncionais e ampliar sua participação na área de impressoras.
Ao final do primeiro trimestre, a Samsung assegurou o primeiro lugar no segmento de multifuncionais monocromáticas a laser, com 39% de participação de mercado. Para este ano, a expectativa da companhia é que o mercado se aqueça por conta de novos usuários domésticos, preços mais competitivos.
Nos últimos cinco anos, o segmento de impressão a laser registrou um aumento de 30% para 70% nos mercados da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil, a Samsung espera que o movimento se repita, atingindo os mesmos 70% nos próximos três anos. Hoje, este setor equivale a 25% do mercado de impressoras.