O número de acessos em alta velocidade à internet por dispositivos sem fio no Brasil superou o volume de acessos fixos pela primeira vez no primeiro trimestre deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira, 18, pela Huawei Technologies, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, encomendado à Teleco. Esta alteração estava prevista para acorrer somente no segundo semestre deste ano.
Nos primeiros três meses deste ano, o total de acessos à internet por banda larga móvel somou 11,9 milhões ante 11,8 milhões de acessos fixos. No período, foram adicionadas 4,9 milhões de novas conexões de banda larga móvel, considerando modems e conexões via celulares 3G. Do total de acessos móveis no primeiro trimestre, 8,7 milhões foram feitos por celulares 3G, enquanto 3,2 milhões foram feitos por modems.
A diferença entre o número de assinantes de banda larga móvel e de fixa só tende a aumentar. A pesquisa aponta que o Brasil deve fechar este ano com 18 milhões de assinantes de banda larga móvel, o que, se confirmado, representará um crescimento de 150%, ou mais que o dobro que os 7 milhões de 2008. Já no que se refere ao serviço fixo de banda larga, o número de conexões deve crescer 14%, para 13 milhões.
- Inversão