Um grande crescimento na utilização de serviços de Internet e mobile banking tem sido observado no País, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgado nesta segunda-feira, 18. De acordo com a organização, houve um aumento de 11% no atendimento online e 50% com plataformas móveis.
Somente no mobile banking foram mais de 3 milhões de contas de usuários registrados até o final do ano passado. Esse grande crescimento se deve, principalmente, à própria expansão do mercado de smartphones no Brasil, que chegou a nove milhões de unidades em 2011 (aumento de 49% desde 2009), além da recente explosão na comercialização de tablets, que chegou a 450 mil unidades em 2011, segundo pesquisa da IDC realizada em setembro último. A Febraban acredita em um crescimento ainda maior para os acessos pelos dispositivos móveis, chegando a equiparar o número de clientes de internet banking nos próximos cinco a sete anos.
O Bradesco ultrapassou a média mensal de 15 milhões de transações realizadas em smartphones, contra 8 milhões no ano passado. Segundo os dados divulgados, o banco registrou 1,2 milhão de downloads de aplicativos para sistemas operacionais móveis, com mais de 700 mil usuários ativos nessas plataformas. Já o Itaú contou com 2,4 milhões de downloads de aplicativos, sendo 1,29 milhão para o iOS (iPhone e iPad), 893 mil para o Android (incluindo tablets), 190 mil para BlackBerry, 43 mil para Symbian e 5 mil para Windows Phone 7 até março deste ano. Somente entre julho e dezembro do ano passado, a instituição observou 570 mil novos acessos, chegando a 1,1 milhão.
Na Caixa Econômica Federal, o crescimento da plataforma mobile obteve um crescimento de 2.088% de 2007 até 2011. No período, foram mais de 130 mil novos acessos móveis, chegando a 398.776 transações no último ano.
Acesso por computador
Nos serviços de banco online para computador, as contas correntes ativas já somam mais de 42 milhões no mesmo período. De acordo com a Febraban, a penetração do Internet Banking já atinge 46% no Brasil, patamar comparável ao de mercados desenvolvidos como Alemanha (50%), Estados Unidos (56%) e Reino Unido (56%). Isso pode indicar tanto um amadurecimento do mercado brasileiro quanto uma possível saturação em vista.
Para continuar crescendo, a Federação acredita que as instituições devem investir mais na maximização do uso pela rede, melhorando a prestação de serviços com o desenvolvimento de plataformas mais atraentes, ágeis e robustas. O aumento da utilização do banco online reflete também na diminuição da frequência de clientes a agências e ATMs, ainda segundo a representante das instituições financeiras.