A partir da nova política industrial tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo, denominada Plano Brasil Maior, uma das prioridades do setor de comércio, logística e serviços pessoais será promover o estímulo à exportação e à internacionalização de empresas nacionais, a fim de reduzir o déficit da balança comercial do setor de serviços. Segundo Maurício Lucena Do Val, diretor da secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no ano passado, o déficit do setor de serviços totalizou US$ 36 bilhões.
Para o executivo, que participou do Seminário Call Center IP+CRM nesta segunda-feira, 18, em São Paulo, promovido pela revista TI INSIDE, é preciso "motivar às empresas do setor de que é possível formular políticas públicas junto ao governo". Do Val conta que o ministério desenvolveu uma série de iniciativas — algumas já aprovadas e que aguardam encaminhamento ao comitê executivo do Plano Brasil Maior — para estimular a inovação e a competitividade das empresas de serviços, como as de contact center, aliadas às prática de políticas públicas.
Dentre as medidas, Do Val destaca a criação do Atlas Nacional de Serviços, projeto do MDIC em parceria com o Sebrae que fará um abrangente mapeamento geográfico com informações consolidadas sobre vocações regionais para o desenvolvimento do comércio, além da criação de normas para certificação, baseadas nas vertentes de gestão empresarial e de bom atendimento ao consumidor, cuja adesão será voluntária. Ainda faz parte dos planos do ministério promover encontros nacionais de serviços com entidades públicas e desenvolver um programa de qualificação profissional para o setor de call center.
Outra ação incorporada ao Plano Brasil Maior, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações No Patrimônio (Siscoserv) aprimora ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.
“A participação do setor de serviços no país é muito satisfatória. Vejo com muito otimismo as oportunidades que as medidas do Plano Brasil Maior trarão ao setor para a geração de renda e empregos”, avalia Do Val.