O Google anunciou nesta segunda-feira, 18, que investirá mais de meio bilhão de dólares (US$ 550 milhões) no segundo maior player de comércio eletrônico da China, o JD.com. O anúncio foi feito por meio de comunicado conjunto, no qual as empresas informam que o Google receberá mais de 27 milhões de ações ordinárias Classe J de JD.com recém-emitidas a um preço de emissão de US$ 20,29 por ação.
Isso equivale a US$ 40,58 por ação depositária americana com base no preço médio de negociação ponderado pelo volume nos últimos 10 dias de negociação. As duas empresas de tecnologia disseram que trabalharão juntas para desenvolver uma infraestrutura de varejo que possa personalizar melhor a experiência de compra e reduzir o atrito em vários mercados, incluindo o Sudeste Asiático.
Por sua vez, a JD.com informou que planeja disponibilizar uma série de itens para venda em países como os EUA e a Europa através do Google Shopping – um serviço que permite aos usuários pesquisar produtos em sites de comércio eletrônico e comparar preços entre diferentes vendedores.
Ao estabelecer parceria com o Google, empresas varejistas ganham visibilidade para a sua marca e produtos e torna conveniente que os consumidores os comprem on-line. Para o gigante da tecnologia, seu serviço de compras é importante para ajudar a recuperar as buscas de produtos da Amazon e permanecer relevante no futuro do comércio eletrônico movido por voz.
A JD.com concorre agressivamente com o Alibaba no enorme mercado de comércio eletrônico da China. Ambas as empresas investiram significativamente em tecnologia, varejo e logística para conquistar consumidores.