Quase metade dos brasileiros (46%) confiam mais nas instituições financeiras, como bancos e seguradoras, do que em outros segmentos na hora de fornecer dados pessoais. O dado é da pesquisa Global de Fraude e Identidade realizada pela Experian com 10 mil consumidores e mil empresas em 21 países. Em segundo lugar na lista de confiança estão os provedores de meios de pagamento (25%) e, em terceiro, os provedores de tecnologia (10%).
Para a Serasa Experian, subsidiária da empresa no Brasil, o dado reflete o investimento robusto em TI e segurança destinados pelo setor financeiro nos últimos anos, a fim de ampliar a proteção de operações e informações pessoais contra fraudes.
O levantamento também avaliou como o consumidor lida em relação à coleta, uso e armazenamento de seus dados pessoais por parte das empresas. Nesse contexto, 32% dos brasileiros disseram que "confiam totalmente" nas instituições financeiras.
O mesmo percentual se repete para meios de pagamento, posicionando esses segmentos no Brasil à frente dos demais países. O nível de confiança das instituições financeiras é 2,5 vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos).
Segundo o levantamento, os maiores aumentos no nível de confiança, nos últimos 12 meses, também foram nesses segmentos: 33% (bancos e seguradoras) e 30%, (provedores de meios de pagamento) respectivamente. Clique e veja a tabela.
A pesquisa Global Identity and Fraud Report ouviu mais de 10 mil consumidores em 21 países no mundo, entre eles o Brasil, que representam mais de 480 mil transações eletrônicas realizadas no último ano. Também participaram do levantamento mais de 1 mil empresas.