A Telecom Italia está mudando de comando na América Latina e, conseqüentemente, também no Brasil. Gian Carlo Rocco di Torrepadula, atual presidente do conselho de administração da Pirelli América Latina, deve ser nomeado na sexta-feira, 21/7, como presidente da Telecom Italia Latin America, no lugar de Giorgio della Seta.
Torrepadula é quem será o responsável pelas negociações das questões societárias envolvendo a Telecom Italia no Brasil, inclusive o problema da Brasil Telecom.
Negociações
Ainda são difusas as informações sobre o processo de negociação entre Telecom Italia e Citibank/fundos de pensão. O prazo final da Anatel para que o problema da sobreposição de licenças de SMP e longa distância entre BrT e TIM se resolva termina em outubro, e a agência sinaliza que não dará mais prazo.
Ao que se sabe, não existe nenhuma conversa entre italianos, fundos e Citi que possa levar ao fim de uma negociação já em outubro, apesar de haver propostas na mesa, inclusive para a Telecom Italia vender a sua parte na BrT. Acontece que a Telecom Italia está envolvida com outros problemas de natureza societária e financeira na Europa, envolvendo inclusive a manutenção do controle da empresa sob a batuta de Marco Tronchetti Provera.
Estes problemas na Itália podem estar se refletindo no Brasil. Ao mesmo tempo, ouve-se no mercado que a Telecom Italia esteja procurando outras alternativas para a TIM que não passem pela Brasil Telecom, como fundir a empresa com outra tele celular, mas são rumores sem confirmação ainda.