Pesquisa revela que IPTV e jovens são o foco de provedores de serviços

0

O intervalo competitivo para oferecer serviços de vídeo está se fechando, de acordo com a terceira edição da pesquisa anual realizada pela Tellabs, fornecedora de soluções de comunicação de dados em banda larga, em conjunto com a revista americana Telephony.

De acordo com o levantamento, feito durante a GlobalComm 2006, ocorrida entre os dias 4 e 8 de junho, em Chicago, EUA, mais da metade dos entrevistados afirmaram que os provedores de serviços de telecomunicações devem começar a competir com serviços de vídeo com as companhias de TV a cabo dentro de um ano. Os resultados se aproximaram dos números do ano passado, quando 54% dos entrevistados achavam que o intervalo se fecharia em menos de três anos.

Os participantes da pesquisa também citaram a capacidade da TV via protocolo de internet (IPTV) em oferecer serviços de vídeo em alta qualidade como uma grande vantagem na competição. A possibilidade que a IPTV tem de oferecer serviços personalizados e sob demanda veio em segundo lugar.

Além disso, 89% dos provedores de serviços entrevistados acreditam que os serviços voltados para os jovens são importantes ou extremamente importantes para suas estratégias de negócios. Segundo os entrevistados, o mercado é composto por adolescentes e jovens que cresceram utilizando a internet, TV a cabo e celulares, uma geração cria novas demandas e tem muitas expectativas em relação à internet.

?Os resultados da pesquisa ressaltam as demandas dos consumidores por serviços de telecomunicações que são imediatos, inteligentes e indispensáveis?, afirmou Steve McCarthy, vice-presidente executivo de vendas e serviços da Tellabs. ?Provedores de serviços podem se posicionar para obter receitas significativas ao atenderem às necessidades do mercado.?

A pesquisa também mostrou que os serviços Ethernet para negócios estão em primeiro lugar entre os que deverão impulsionar as necessidades de maior largura de banda, seguidos de serviços de vídeo para o consumidor e capacidade em sistemas móveis 3G. Além disso, os entrevistados citaram os serviços de dados pela internet como os principais serviços de convergência oferecidos para negócios, seguidos pelos serviços de linha privada. A maioria dos entrevistados acha que a maior parte do tráfego de voz, tanto residencial como comercial, irá migrar para Voz sobre IP (VoIP) em dois a quatro anos.

Um outro dado relevante da pesquisa foi que o Ethernet sob redes ópticas sincronizadas (Sonet/SDH) foi a tecnologia de rede escolhida para a convergência de voz, vídeo e dados, enquanto a Ethernet nativa foi a segunda colocada. A convergência fixo-móvel também foi apontada como a prioridade para 67% dos entrevistados. Vinte e oito por cento disseram que planejam utilizar cobrança conjunta, enquanto 26% revelaram que irão utilizar IP Multimedia Subsystem (IMS) e 13% o padrão Unlicensed Mobile Access (UMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.