O Mercado Eletrônico, portal de negociações eletrônicas entre empresas, registrou um aumento significativo na contratação de serviços estratégicos para seus clientes em 2006. A adoção do e-procurement (gestão dos processos de compras) por empresas do segmento de saúde cresceu 300% em relação ao ano anterior. Em seguida, aparecem as companhias dos setores automotivo (crescimento de 200%), serviços (33%) e transporte (20%).
Embora grande parte das empresas que realiza transações eletrônicas pelo e-marketplace concentre-se na região Sudeste, também houve um crescimento de 25% na adoção do e-procurement pelas empresas de Santa Catarina, em comparação a 2005.
O número de clientes que adotou o outsourcing (terceirização de compras) aumentou 100% no ano passado, na comparação com 2005. As empresas dos setores químico, petroquímico e de saúde foram as que mais contrataram o serviço.
O serviço de sourcing (metodologia para redução dos custos de aquisição) também teve trajetória ascendente. O resultado de 2006 foi 33% superior ao do ano anterior, puxado pelas empresas dos setores químico e petroquímico.